6.3.10

El Calafate, Bon Voyage!

Vista de Cerro Frias a 1.000 metros de altitude.
Conhecer El Calafate na patagônia Argentina foi uma dupla satisfação em minha viagem no feriado do carnaval.
O primeiro encanto: O lugar. Nossa! Que lugar lindo! Chegar de avião já é um show à parte. Todos os passageiros, digo todos, sem exceção não tiravam os olhos das janelas. Maravilhados com o contraste entre o verde das águas glaciais do Lago Argentino, a vegetação rasteira e árida do solo patagônico e a Codilheira dos Andes com seus pontos mais altos cobertos pelas neves eternas.
Olha este centro comercial que charme!
A cidade é pequena, simpática e aconchegante. Com a vantagem de ser mais leve, não exigindo do turista formalidades a exemplo de Campos do Jordão. 
O período mais forte do turismo acontece de outubro a março, onde o frio é mais light. Para se ter uma idéia, em fevereiro  estava de 5 a 15C°. E lá venta muito, muito. Portanto, leve roupas adequadas e protetor solar, inclusive para os lábios. Pois,  voltei com os lábios em estado deplorável. Com o céu lindo e azul a gente nem se lembra que o sol continua nos enviando seus efeitos.
Dá vontade de ficar só do lado de fora do catamarã. Faz frio!!!
É possível fazer inúmeros passeios disponibilizados pelas agências locais: Trekking, visitas aos principais glaciais, pesca, trilhas de Land Rover ou cavalos. Opções para cada estilo não faltam e a natureza colabora muito para que a gente fique de queixo caído em todos.
O principal, é um passeio de sete horas em um excelente catamarã, onde podemos chegar perto dos glaciais e suas paredes de neve que chegam a 70metros de altura.
Vista do Glacial Perito Moreno pelas escadarias recém inauguradas pela Presidente Cristina Kirschner.
O glacial mais famoso da região é o que leva o nome de “Perito Moreno”, personalidade importante na história do desbravamento da região patagônica.
Quanto a culinária, impossível não se render aos encantos do cordeiro patagônico. É de se comer rezando. Indescritível o sabor e maciez. E não deixem de provar o sorvete de calafate, fruta que deu nome a cidade. Não se preocupem, as sorveterias tem calefação. Frio, só do lado de fora.
A fruta calafate já madura.
El Calafate promete ser a sensação dos brasileiros que já começaram a descobrir o lugar antes visitado basicamente por europeus. 
O segundo encanto fica para a próxima postagem.  Até lá!

2 comentários:

  1. hola claudia.

    hermosas imagenes nos dejas.

    feliz dia de la mujer.

    besoss

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Enquanto você estava linda em sua viagem chiquérriiimmmmaaaa, estávamos nós (incluindo suas adoráveis filhas)fazendo a maior farofa no sítio da Tia Fátima! Ouvindo Boate-Azul, comprando chup-chup de R$ 0,20... ah sim, claro! Tivemos uma conversa sobre vinhos também: eu, MURILO e JÚLIA! Uma conversa madura e requintada... quase chegamos em Van Gogh, mas aí a gente preferiu ir jogar bola :)
    Parabéns pelo blog! Show =***

    ResponderExcluir

Valeu! Tudo de bom receber comentários. E mais ainda, assinado!