24.5.11

Luxo - Edilce de Carvalho


Tenho poucos luxos.
Gosto de casa pequena
terreno no alto
no meio do mato
com vista comprida.
Móveis, quase não ligo.
Gosto de penteadeira, cômoda
porta-chapéu e guarda-comida.
Fogão à lenha
caçarola preta de estimação
chaleira que não se lava
e panela de pedra-sabão.
Meu gosto é singelo.
Gosto de tramela de pinho de riga
trinco de ferro batido
calha de cobre
banheira com pezinho
bota velha
e telhado com muita viga.
Gosto também de aroeira torta
pé direito baixo
chão de cimento queimado
parede de adobe ou de pau-a-pique.
Não tenho tantos luxos assim.
Vinho tinto com queijo
caixa de música e realejo.
Minha leitura é pouca para os dias de hoje.
Me baseio no que vejo
escuto a voz do coração
resolvo tudo com emoção.
De jardim, o que sei
tento imitar a natureza.
Mas meus filhos,dá gosto de ver
parecem vindos da realeza.
Falam inglês,nadam bem
e foram educados em boas escolas.
Eu, por minha vez, não falo inglês
não nado bem
e fui educada na escola da vida.
E por estar sempre atenta
feito jaguatirica ao amanhecer
sou arisca
manhosa e tinhosa, mesmo sem querer ser.
Nessa vida já fiz quase tudo que queria.
Plantei árvores com a própria mão
e amassei muito pão.
Como fui aluna aplicada
dizem que minha vida foi merecida.
Na verdade,
foi muita sorte.
Fui muito amada
e tive mais que merecia.
Nasci predestinada.

Edilce de Carvalho, mineira de Lavras, jardineira, mãe da Jô e do Dani, vó do Noah e da Gaia. Poeta.
Poema Luxos, extraído do seu livro "ainda" não publicado- Pão de Queijo com Pernil.
Fonte: Cosmonauta

2 comentários:

  1. Adorei o poema, que me identifique por demasiada. São estes valores que hoje estão esquecidos, sem importancia pelo aquecimento da globalizaçao, pela modernidade, pelo capitalismo, pela falta de amor e que as pessoas não param pra ver a simplicidade que a vida ainda pode proporcionar! Não tenho tanta idade que se imagina, mas vejo o "velho", o simples o melhor dos exemplos de vida.

    ResponderExcluir
  2. Lindo! Acho que vc me conhece!! Esse poema é a minha descrição... hehehehehe
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Valeu! Tudo de bom receber comentários. E mais ainda, assinado!