4.5.12

Você pode pegar a onda verde!


Confesso que sempre me senti incomodada por não fazer parte deste grupo de defensores da natureza que já faziam coleta seletiva do lixo. No meu imaginário, me pareciam seres distantes engajados em uma luta que se eu me dispusesse a participar teria que mudar radicalmente minha vida. E como no corre corre do dia a dia esta ideologia me parecia impossível, continuava somente namorando a praça perto da minha casa que dispunha das lixeiras seletivas da prefeitura. E sempre pensava: ainda vou separar meu lixo e trazer aqui. Mas no fundo sabia que não faria isto nunca, por mais que eu quisesse. As coisas começaram a mudar quando recebi os panfletos da prefeitura em minha casa informando que estaria sendo feita a partir daquele mês a coleta seletiva em nosso bairro. Aí meu sonho me pareceu mais real. Após algumas semanas comecei a não colocar no lixo comum as embalagens dos produtos que consumíamos durante a semana. Pedi a nossa ajudante Cida que também fizesse o mesmo. A única orientação era que ela devia passar uma água nas embalagens para que não ficassem com resíduos de alimentos e deixasse escorrendo para não molhar as demais.


Tinha só um problema, eu pensava: Para continuar nesta, terei que ter aquelas 4 famosas lixeiras coloridas. E definitivamente não tinha lugar na minha área de serviço. No primeiro dia que fomos colocar o lixo na rua, separamos em sacolas diferentes como as 4 lixeiras. Fiquei feliz da vida quando Cida me informou que os funcionários da coleta disseram que não era necessário separar os materiais recicláveis. Bastava juntar tudo que era reciclável, sem resíduos de alimentos e deixá-los na porta do prédio. Confesso que me senti um ser melhor, que podia mesmo com todos os compromissos assumir mais este. Não seria difícil beber um iogurte, enxaguar a embalagem e deixá-la separada do lixo comum. A partir daí fui mostrando a minhas duas filhas várias embalagens que elas usavam e pedi que fizessem o mesmo. Sabe que tem dado certo? E vocês imaginam o quanto diminuiu o lixo comum diário? É impressionante o quanto pequenas atitudes de cada um podem fazer diferença no resultado de uma sociedade e sem parecer idealista, podem sim, mudar o planeta. Falta muito, eu sei, mas também sei o quanto vai diminuir os lixões se todos começassem a fazer o mesmo que fizemos aqui em casa. Claro que as vezes esquecemos e jogamos fora lixo reciclável, mas é uma questão de tempo para se formar o hábito. Como disse antes, não quero pentencer a nenhuma ONG verde, simplesmente fazer minha parte como cidadão consciente das minhas responsabilidades. E como vi que é possível e nem tão difícil selecionei algumas imagens de produtos de uso diário. Visualizando quem sabe levo mais alguns a surfar nesta onda verde de colaboração!


Caixas em geral, latas e vidros de conservas


Tudo, praticamente tudo que é pesado em supermecado vem em bandejas de isopor. Cheguei a juntar pilhas. É assustador!



Embalagens Pet. O isopor só perde para elas, me parece.


Todos os potes e vidros de uso pessoal também vale!


Caixas longa vida: Sabiam que foi descoberto no Brasil a tecnologia de como separar os componentes desta embalagem? As latas de alumínio quase não vão para o lixo, sempre há quem queira levá-las para vender.



Resolvi começar pelas embalagens, pois, são tantas que você também vai ver o quanto elas representam no seu lixo!
É uma pena que poucos bairros sejam atendidos pela coleta seletiva.
Em Belo Horizonte, a página abaixo da prefeitura mostra os bairros atendidos e as principais orientações:
Como diz aquele velho chavão: PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!

2 comentários:

  1. Eu desejo separar o lixo há muito tempo, mas no meu bairro não há coleta seletiva (nem ponto a ponto nem porta a porta). Só há um container para vidro na esq da Getúlio Vargas com Contorno, que é péssimo, por sinal. O vidro espatifa lá dentro e cai uns cacos para fora, no pé da gente. E olhe que parte da SLU não fica longe daqui. Deveriam começar na própria região para dar o exemplo!

    ResponderExcluir
  2. Moro em uma cidade que o lixo é jogado dentro do úncico rio que abastece a cidade. Estou aqui ha 27 meses e tentei no meu edificio separar, o próprio porteiro/faxineiro/zelador, mistura tudo ...é desperador...A cidade é Itaperuna-RJ.

    ResponderExcluir

Valeu! Tudo de bom receber comentários. E mais ainda, assinado!