5.12.10

Algumas noites em Buenos Aires - Parte 1

Sempre que se aproxima o período de férias começo a receber ligações, mensagens e e-mails com pedidos de dicas sobre Buenos Aires. Não que eu seja uma especialista em turismo na Argentina, mas por motivos familiares, estive por lá várias vezes. Decidi, então, fazer um post sobre o assunto mostrando um pouco das coisas e lugares que eu gosto nesta tão desejada cidade que hoje é, em mais de 70% dos casos, o primeiro destino internacional dos brasileiros.
E claro, deixo aqui um ponto de vista estritamente pessoal, que não tem nenhuma pretensão de ser um roteiro ideal para ninguém. Roteiros especializados ficam para os especialistas em cada assunto.
Optei por enumerar para ficar mais fácil (adoro), colocando o máximo de links que encontrei:
1.Buenos Aires Bus 
Uma ótima opção para visitar todos os badalados pontos turísticos da região central. São abertos (estilo europeu), paga-se um valor único e pode se subir e descer quantas vezes quiser. Compre pela internet, já que no guichê quase sempre está esgotado.

2.Parques de Palermo 
Repletos de verdes, lagos e ruas fechadas são perfeitos para se andar à pé, de patins ou bicicleta (alugue lá mesmo). Impossível não se imaginar na Europa ao deitar-se na grama fazendo um lanche ao ar livre com a família. No final da tarde e nos fins de semana os porteños invadem o lugar. Em Palermo está El Rosedal, um jardim com centenas de espécies de rosas. Confira!
3. Palermo Soho
Em uma referência explícita ao Soho de Nova York, o bairro é repleto de lojinhas de artistas, além de algumas grandes marcas. Gostoso de andar à pé e sem pressa tomando um sorvete de melão. Nunca me esquecerei do sorvete de melão que tomei aí. No Brasil não conheci igual. À noite, o bairro é uma ótima opção para se jantar ou só tomar um vinho, pois, existem inúmeros restaurantes e bares simpáticos e românticos.
4. Puerto Madero
Antigo porto da cidade, hoje desativado e reformado é um importantíssimo cartão postal cheio de bares e restaurantes. Lindo para se caminhar tanto à noite quanto de dia. Gosto muito do Restaurante Gourmet Porteno. Excelente e com preço ótimo. Paga-se um valor fixo pelo buffet livre, incluso as sobremesas. Fica no 1° dique de Puerto Madero.
Este eu tive o prazer de comer. Estava divino!
Para o brasileiro a palavra rodízio remete a um estilo de serviço. Já em Buenos Aires é o nome de uma famosa rede de restaurantes ao estilo do nosso rodízio mesmo. Particularmente, acho caro, pois tem o preço acima da média de vários outros na mesma linha. Mas se você está com tempo, vale muito a pena conhecer a filial nos arredores de Buenos Aires que se chama “Rodízio do Campo”. Fica em uma estância na cidade de Luján com uma paisagem sublime. Lá são oferecidos passeios à cavalo, charrete e outros, de modo a se passar todo o dia e não se arrepender de cada centavo gasto. Foi o lugar que escolhemos, inclusive, para comemorar o batizado da nossa filha mais nova. Detalhe: não funciona no inverno.
Em quase 15 anos, já fui a vários shows de tango com estilos diferentes. Continuo amando o show da casa Señor Tango. O espetáculo, claro, é feito para encantar o turista, e o fazem muito bem. Não se resume a apresentações de tango como muitos imaginam. Os artistas começam contando a história da conquista do homem sobre o território, até então, exclusivamente indígena. E segue até se chegar aos dias de hoje. O final, bem, eu não vou contar, senão tira a graça, mas quase que a gente levanta e canta junto. Super recomendo. Escolha a opção de jantar incluso, já que a diferença no preço é pequena.
Dicas
Dica 1 - Moço x Mozo
Nós mineiros temos o hábito bem arraigado de chamar todo mundo de "Moço".  Mozo (z tem som de s) na Argentina significa "garçom". Vendedores ficam bravíssimos quando são chamados de "Mozos". Muitas vezes respondem " Yo no soy mozo" ou seja, "Eu não sou garçom". Portanto,  policiem-se!
Dica 2 - Não caia em uma Parrillada
Brasileiros desavisados costumam ir vorazes aos restaurantes e pedir uma enorme "Parrillada", imaginando se tratar de um conjunto das mais nobres picanhas existentes. Muita calma nesta hora. Parrillada é um mix de assados composto em grande parte por miúdos do boi. Eles adoram e a gente costuma odiar. Até alguns anos atrás, mesmo nas áreas mais turísticas, ninguém sabia o que era picanha. Conhecida por eles como tapa de quadril, é feito no dia a dia como simples bifes nas refeições das famílias. Agora percebendo o interesse do brasileiro, começaram a oferecê-la em vários restaurantes. Mas garanto a você que o nosso modo de fazer é muito melhor. Depois me conta.
Caso Real
Meu médico foi salivando a um restaurante em sua visita a Buenos Aires e tratou logo de pedir uma "parrillada". Decepcionadíssimo achou que o problema era com o restaurante e no outro dia foi em outro mais nobre e saiu de lá igualmente frustrado. Só depois descobriu que "parrillada não é picanhada".
O post estava ficando gigante, portanto, no próximo continuo.

5 comentários:

  1. Adorei as dicas...estou indo em Janeiro e espero aproveitar todas elas .Bju

    ResponderExcluir
  2. Quem agradeceu foi a Valéria de Uberaba...Bju

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas!!! Estou indo para lá!!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Claudinha, adorei as dicas... Minha filha vai emm janeiro, vou passar o link prá ela. Eu, se Deus quiser ainda vou no ano que vem... Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Pessoal,
    Buenos Aires é mesmo tudo de bom.
    Amanhã posto a segunda parte.
    Espero que seja realmente útil.
    Beijos,
    Claudia Ligório

    ResponderExcluir

Valeu! Tudo de bom receber comentários. E mais ainda, assinado!